
Aposto que você já ouviu falar sobre leilões de imóveis ou até mesmo já pensou em se aventurar nesse tipo de negócio. Afinal de contas arrematar um imóvel por até 50% do seu valor de mercado é realmente tentador.
Mas quando as pessoas param para analisar todo o procedimento, acabam desistindo por insegurança. Seja por medo de perder dinheiro, seja por medo de perder tempo, ou até porque acham tudo muito complicado.
Muitas dúvidas surgem, e de fato, segurança jurídica é essencial para fazer uma boa arrematação sem riscos e surpresas desagradáveis.
Mas e aí, são seguros ou não?
A resposta é SIM! Isso porque o Código de Processo Civil de 2015 trouxe regras que garantem ao arrematante mais clareza, rapidez e segurança na arrematação de imóveis. São algumas delas:
Preferência por leilões no formato on-line ao invés dos presenciais, visando a democratização do acesso a mais pessoas e maior transparência aos participantes.
A fixação de percentual mínimo para lances – 50% do valor do imóvel – evitando interpretações que antes levavam os leilões à anulação.
A possibilidade de pagamento parcelado em até 30 meses (mediante entrada de 25% sobre o valor do lance).
A possibilidade de se tomar posse do imóvel quando efetuado o depósito do valor do lance (ou prestadas as garantias quando parcelado), sem a necessidade de nova ação judicial para pedir a saída de eventual ocupante.
Prazo de 10 dias úteis para emissão da carta de arrematação que garante o registro do nome do arrematante no Cartório de Imóveis.
Aumento das hipóteses em que o arrematante pode desistir do leilão, com a devolução total do seu dinheiro corrigido monetariamente.
Ou seja, as novidades trazidas pela lei foram muito boas para quem pretende arrematar imóveis!
Mas calma! O sinal verde para começar a dar lances precede de uma análise minuciosa do edital, matrícula do imóvel e do processo em que foi determinado o leilão, além do levantamento de débitos e custos com a arrematação.
Esses são apenas alguns pontos a serem avaliados, e claro, cada caso possui suas particularidades. Por isso, a assessoria especializada neste tipo de leilão é fundamental para evitar problemas e garantir sempre um ótimo investimento!
Gostou do conteúdo? Não deixe de clicar no ❤ e deixar seu comentário. quero saber o que você achou! ;)
Se você quiser continuar conversando comigo sobre esse assunto, entre em contato pelo WhatsApp 11965405299, ou mande um e-mail para: laismacucci@adv.oabsp.org.br.